26 de mar. de 2024

Lua 26 | março 2024 - Um céu aparentemente limpo

 Lua

Magnitude: -12.21
AZ: +98° | ALT: +5° > AZ: +95° | ALT: +11°
Telescópio: Yamatar 76.2/1250 mm | d/f: 16.4
Registro modo afocal Sony Alpha Nex-F3 | frame único
Horário dos registros: 19h41 > 20h11
Novo Hamburgo - RS - Brasil
S 29° 40' 42.00" | W 51° 7' 50.00"


Ao chegar em casa e verificar pela janela a Lua já estava despontando no firmamento. Ainda muito baixa em sua elevação porém, é o momento que mais gosto de apreciá-la a olho nu, sem equipamentos, ampliações e com o contraste do céu e nuvens que só podemos ver antes do clique.



A captura das imagens lunares para podermos ver os detalhes em sua superfície exige uma exposição curtíssima, para que o brilho intenso não a transforme numa bola branca. É por isso que a paisagem de fundo não aparece. Essa informação é para aqueles que são fãs da astronomia amadora e que anseiam em fazer algum registro mesmo que de modo muito simples, tal como os que publico aqui no blog Yamatar.


De fato, quanto mais elevado um astro encontra-se no céu, menos efeitos da turbulência atmosférica ele sofre, deixando-o muito mais estável tanto para registros quanto para a sua observação. A umidade estava melhor do que razoável, mas ventos em altitudes elevadas causavam demasiada turbulência.


Aqui neste blog, a intenção não é astrofotografia com longa exposição e fotos para competir com a NASA. O processo é amador, pelo amor ao cosmos e por pura contemplação, assim como, em determinadas observações, suprir as publicações com algum dado específico para registro.


Após um dia de Lua cheia e iniciando gradativamente a sua fase minguante, as próximas observações e registros serão ainda mais interessantes devido ao brilho menos intenso. A parte iluminada vai sendo reduzida e as crateras ficam muito evidentes e proporcionam um verdadeiro espetáculo.

Então, ainda neste mês e até início de abril e se o clima permitir, teremos mais registros por aqui.
Enquanto isso, vá curtindo as fotos mais abaixo e grato pela visita.












Nenhum comentário:

Postar um comentário