16 de mar. de 2020

Coletti 115mm | d/f 700mm | f/6 - review e modificações


O conjunto Coletti é composto por um tubo óptico de 3.1mm de espessura, 127mm de diâmetro, 700mm de comprimento e um espelho primário de 115mm. Pelas suas características físicas temos então um refletor com razão focal f/6 amparado por uma montagem altazimutal dobsoniana.

O focalizador é helicoidal, padrão 1.25" e de dois níveis, permitindo um ajuste mais fino e deixando a imagem mais estável se comparado ao focalizador de cremalheira, onde para este, o ajuste é mais preciso se feito com as duas mãos além de regular a pressão do mesmo sem muita folga, nem tenso, nem solto.



O tubo vem com um dovetail curto que é preso pelo side bearing da montagem, um suporte para buscadora em ABS assim como a aranha do espelho secundário e a célula do espelho primário. A tampa protetora é em alumínio e sem abertura menor ao centro para adaptar um filtro para observação solar, entretanto, isso não representa de forma alguma algo negativo, uma vez que para isso, pode-se instalar o filtro por toda a abertura frontal.
A base mini dobsoniana é feita em madeira MDF com um laminado preto fosco, de muito bom acabamento. O side bearing, que faz o movimento de elevação, é confeccionado em ABS, muito resistente e pode ser travado por uma borboleta na cabeça do parafuso que entra em contato com o dovetail ao ser girado. Para o movimento azimutal, a parte inferior é composta por um sanduíche de discos de 320mm de diâmetro, e dentre eles, um disco em ABS de espessura fina com micro rolamentos em forma de cilindro. Ao centro encontra-se um parafuso fixado por uma porca que, se apertada, trava o movimento de azimute, ideal para fazer o alinhamento da buscadora e possibilitando um movimento mais aderente ou mais solto.

Características e substituições

O Coletti 115mm é comercializado com uma buscadora red dot, um dovetail curto e uma montagem mini dobsoniana. A buscadora é instalada a esquerda do focalizador, isso significa que o observador tem que ficar posicionado ao lado direito do conjunto e não ao lado esquerdo como nos telescópios newtonianos industrializados. O tubo foi perfurado na extremidade oposta do orifício onde é instalada a sapata da buscadora,  utilizando uma broca para metais, e neste, instalei a buscadora 8x50mm com prisma, localizada agora, ao lado direito do focalizador. 

No meu caso, como tenho falha na visão do olho esquerdo e dependo do direito para tudo essa alteração foi necessária quando ainda estava em uso uma buscadora 9x50mm reta, sem prisma, o que complicava muito o acesso se instalada no local mencionado tal como vem o produto do fabricante. Meu primeiro newtoniano foi um 114mm com uma base mini dobsoniana motorizada e me adaptei muito a ficar ao lado esquerdo do conjunto, então o mantive nesta configuração.

A buscadora com prisma permite que, com uma leve inclinação do dorso eu possa observar pela buscadora sem ter que inclinar o corpo para a sua parte traseira. Isso facilitou demais o simples contato com o olho nesse acessório e ainda evitou um certo contorcionismo. Para telescópios refratores, uma buscadora reta faz total sentido, pois o observador fica munido de um focalizador instalado na parte de trás do tubo assim como nos telescópios catadióptricos, como
por exemplo, o tão conhecido Maksutov 90mm.

O dovetail também foi substituído, foi instalado um com o comprimento de 335mm padrão Vixen. Para complementar, um conjunto de abraçadeiras também foi instalado. Com estes dois acessórios - dovetail e abraçadeiras - o tubo sofre menos tensão na parte central, o peso e balanceamento ficam melhor distribuídos e sem risco de alguma fadiga futura sendo possível também, instalar algum outro acessório na na própria abraçadeira, como por exemplo, uma buscadora laser para um melhor reconhecimento das constelações através dos asterismos referenciais.

Podemos usar o conjunto de duas maneiras, configurar o tubo na montagem de forma que fiquemos ao lado do braço elevado - na parte externa - ou pelo lado interno podendo ver a parte superior da base da montagem que serve também como uma bandeja para acessórios. Deixei configurado para o observador se posicionar para a parte de fora da montagem, com melhor acesso ao travamento do movimento de elevação, regulado pelo side bearing. Também porque o focalizador e a buscadora estão com uma certa inclinação para este mesmo lado, o que reduz um pouco o peso na parte interna, pois lembremos que a montagem não é uma forquilha, tem apenas um braço, entretanto, mais que suficiente para suportar toda carga do conjunto; OTA, buscadora, ocular e um câmera apropriada para registros.

Acompanhem o trabalho e produção desse ATM - Sandro Coletti - através do link abaixo.

https://www.facebook.com/telescopioscoletti

O Coletti 115mm f/6 é um telescópio poderoso. Um instrumento que permite desde baixas a altas ampliações mantendo a integridade das imagens em todos os aspectos.
- Está interessado? Acesse o link e encomende o seu.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário