16 de nov. de 2022

Inclinômetro e disco graduado de azimute

Após um tempo com muita dificuldade em encontrar objetos celestes debaixo de alta PL, coloquei em prática algo simples, funcional e desprovido de controles eletrônicos. Um disco azimutal e um inclinômetro, abriram novas perspectivas para a observação visual e principalmente para a busca de objetos no céu, tendo como referencial o Stellarium ou o Sky Safari no smartphone.

O disco de azimute ainda é provisório, o mesmo será reimpresso em adesivo vinil e aplicado em cima de uma mídia de PS (poliestireno). Já o inclinômetro, encontrei o instrumento por esse nome pesquisando e acabei chegando num site, com um projeto praticamente idêntico ao que eu estava desenvolvendo.

Segue o link do site - Astronomia PG - onde tem o projeto num pequeno newtoniano e todo o seu procedimento. Foi de extrema importância ler e ver algo que eu buscava, já concretizado por alguém que também teve que suprir as mesmas necessidades.

https://astronomiapg.wordpress.com/orientacao-de-telescopios/

Segue algumas fotos e vídeos do meu projeto, mesmo ainda sem ter testado e nem mesmo aferido os 90 graus leste como referencial na minha janela. Após os testes e o disco de azimute provisório for substituído pelo disco em PS, a postagem terá uma sequência, para descrever o procedimento e a mudança para procurar objetos no firmamento.

Inclinômetro, adquirido na ferragem Ferral, na cidade onde resido, Novo Hamburgo - RS.
Disco de azimute, de 0 a 360°.











 
Inclinômetro