05h30min da manhã, mais precisamente às 04h30min desconsiderando o horário de verão e ainda mais precisamente no horário UTC, 07h30min. Abrir os olhos com uma janela a leste com vista a partir de 3° de altura no horizonte pode parecer algo muito comum ou sem garbo para muitos. Para aqueles que costumam olhar para o céu independentemente de horário ou do que estejam fazendo é uma bênção.
Clique na imagem para visualizar ampliadas e em sequência.
As imagens falam por si, sem dúvida aos olhos e no exato momento tudo é muito mais belo do que o registro do sensor da câmera nas fotos em questão. Vênus iluminado pelo Sol, esse, ainda abaixo da linha do horizonte, entra em cena com -4.72 de magnitude fazendo parceria com a estrela Spica, logo acima a esquerda, de magnitude 0.95 na constelação de Virgo.
A vista, o azul do céu e seu contraste antes do Sol erguer-se e esse planeta inabitável parecendo uma lâmpada ao fundo da paisagem de tão brilhante, é algo que para quem não sabe do que se trata uma cena um tanto quanto curiosa ou indagadora. Estrela Vespertina, Estrela Dalva dentre muitos nomes concebidos ao inóspito astro, mesmo tão cruel já em sua atmosfera quanto em sua superfície é um espetáculo visto aqui da Terra. Quando no crepúsculo, é muito conveniente para a observação de suas fases, além de que, o brilho não afeta tanto produzindo uma imagem com pouca difração da luz.
Para quem tem uma janela no quarto, seja leste, sul, norte ou oeste, levante a persiana e admire um pouco o firmamento antes de pegar no sono.


